ARQUITETURA & MONDRIAN & MODA

ARQUITETURA & MONDRIAN & MODA
 
Nascido em ambiente rural com clima de fazenda e sítio, Piet Cornelis Mondrian vinha de uma família calvinista extremamente religiosa.
 Foi um pintor Holandês modernista que nasceu em Amersfoot em 1872, tendo sua morte dada em Nova Iorque em fevereiro de 1944.
Mondrian que no início da década de 1910 estivera próximo dos cubistas, entre os anos 20 e 40 dedica-se a pintar telas apenas com linhas horizontais e verticais, com ângulos retos e com as três cores primárias (amarelo, azul e vermelho)
em 1965, Yves Saint Laurent homenageia o pintor, reproduzindo seus quadros em vestidos retos. Começa aí uma saga colorida na moda clássica, uma série de coleções relacionadas à arte. 
Noivas tradicionais da haute-couture, em YSL elas fogem do óbvio e aparecem ora negras, ora em forma de casulo, remetendo a bonecas russas.


Algumas das suas principais obras:
Árvores a luz da Lua - 1908
A àrvore vermelha - 1908
Paisagem - 1909
A Igreja de Domburg - 1910
O Moinho Vermelho - 1910
Evolução - 1911
Macieira em flor - 1912
Composição (árvore) - 1913
Composição com cores B - 1917
Tabuleiro com cores claras - 1919
Composição com vermelho, amarelo e azul, ano de 1921
Composição com amarelo - 1930
Broadway Boogie-Woogie - 1942
Hoje MONDRIAN assina muitos... 
  TUDO!
arte


Na verdade é cada vez mais fácil associar a moda das artes.
Em leituras ou releituras de obras surgem as coleções de grandes ou pequenos dos desenhadores hávidos por novidades para suas criações. O cubismo, pai de todas as artes expressionistas e modesnistas estiveram estampados em vestidos, saias, blusas e calçados.
Agora se enveredam pela arquitetura e decoração com nunca se viu.
Mondrian é um reflexo de que tudo se aproveita e que nada de faz sem cor e luz, o artista das cores, deixa no seu legado uma fonte incrível e enesgotável de idéias revolucionárias para as belas artes.
 Y MONDRIAN


 
Apesar do mundo todo já estar de olho no inverno 2011, aqui as coleções primavera verão começam agora...
A Collecion SPRING SUMMER 2010 da Dolce&Gabbana
apostou tudo nos espartilhos e influenciou nossa primavera verão 2011.
O estilo lingerie voltou com tudo, ora em estampas rosa, laço preto, jeans, leopardo manchado, multi-coloridos florais, preto e branco, transparências, vermelho, rendas, franjas, bordados, tachas e pérolas.
 


Os atuais desfiles nacionais, SPFW e FashionRIO mostram estamparia romântica de cupcakes em seda e organza e silhueta estruturada, que deixa a roupa com impressão visual 3D.
Vestidos com volume concentrado nas ancas vêm sobrepostos a shorts coladinhos em tela, nude. Camadas e recortes garantem movimento às estruturas durinhas e geométricas, decoradas com aranhas que passeiam numa boa por tules e organza para FILHAS DE GAIA. 
Assista ao desfile completo 

Postagens mais visitadas